- - Telefone: WhatsApp: (69) 9 8160-2636













Comemoração ao Dia dos Povos Indígenas é realizada no Parque Ecológico de Vilhena

População comparece em evento que visa difundir diferentes culturas para o município

No último sábado, dia 22 de abril, o Parque Ecológico de Vilhena foi palco da comemoração do Dia dos Povos Indígenas, que contou com uma programação especial repleta de atividades culturais e gastronômicas típicas da cultura indígena.

Durante o evento, mais de 120 indígenas das aldeias Inajá, Sowaintê, Capitão Quina, Wality, Aroeira (Mato Grosso), Felipe Camarão, Nova Geração (Mato Grosso) das etnias Sabanê, Terena, Aikanã, Negarotê e Pataxó puderam apresentar suas danças tradicionais e exibir seus artesanatos, além de oferecer bebidas como xixa de milho e patuá, e comidas típicas como paçoca de carne de anta, beiju e coró.

Juliana Manôki, representante da setorial Afro-brasileira, Cultura Indígena: cultura popular e folclore, destacou a importância da realização de eventos culturais voltados para as comunidades indígenas, pois eles valorizam e incentivam as práticas culturais dentro das próprias comunidades, além de promover a inclusão dos povos indígenas no município e possibilitar a quebra de paradigmas preconceituosos e racistas.

Para o presidente da Fundação Cultural, Eliton Costa, é fundamental valorizar e apresentar a cultura indígena para o município. “Eventos como este promovem e democratizam o acesso à cultura e dá a devida visibilidade aos povos indígenas locais. A iniciativa contribui para o fortalecimento da cultura indígena na região e para o estreitamento dos laços entre as diferentes comunidades que compõem Vilhena”, destacou o presidente.

Durante o evento, a população pôde conhecer um pouco mais sobre as tradições e costumes dos povos indígenas da região, bem como promover a valorização e preservação da cultura indígena.

Semcom





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas