Em 2022, a Semad convocou 219 pessoas aprovadas no concurso público. Destes, 111 tiveram interesse em assumir o cargo
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) tem neste ano diversas ações em desenvolvimento que devem ser implementadas, dentre elas estão a ampliação no número de convocações dos aprovados no concurso público, mais compras de equipamentos para as secretarias e o projeto do novo almoxarifado municipal. Além disso, a secretaria tem reduzido os custos com processos físicos, visto que desde o primeiro dia de 2022, os processos são feitos de forma digital, reduzindo o volume de papéis, gerando economia e agilizando o trâmite processual.
Daniel Horta, secretário municipal de Administração que assumiu recentemente a pasta, aponta que as atividades executadas pela secretaria são inovação jamais vista na Prefeitura. “Temos diversas demandas de trabalho para este ano, porém, a Semad já está em processo de modernização desde o início do mandato da gestão do Eduardo Japonês. O que a secretaria está fazendo melhorará o funcionamento do Paço Municipal pelos próximos 15 anos. Isto é algo que jamais foi feito na Prefeitura. Tínhamos a necessidade de sermos mais eficientes nos trabalhos através da atualização da estrutura, portanto, o cidadão que vier até a prefeitura será atendido agora de forma mais ágil e eficaz”, destaca o secretário.
CONCURSO – Somente em 2022, a Semad convocou 219 pessoas aprovadas no concurso público. Destes, 111 tiveram interesse em assumir o cargo. As convocações são divulgadas no Diário Oficial de Vilhena, através do link: www.dov.vilhena.ro.gov.br, além do contato diretamente dos servidores da secretaria, com os aprovados. Após a notificação, os convocados devem apresentar a documentação completa na secretaria em até 60 dias.
MELHORIA DE EQUIPAMENTOS – O novo secretário enfatiza que está na reta final processo para a compra de mais de 150 novos computadores, um investimento da secretaria no valor de R$ 938 mil. Além destas máquinas, desde 2021 novos equipamentos estão sendo adquiridos. A primeira remessa de itens como digitalizadores e scanners já estão nas secretarias. O investimento total em novas tecnologias, supera R$ 2 milhões.
Outro setor também sob responsabilidade da Semad é o setor de Tecnologia de Informação (TI), que também no ano passado, teve um investimento de R$ 513 mil, para o aperfeiçoamento da rede interna da Prefeitura, na compra de novos servidores de armazenamento. Desde 2009, o local não recebia novas peças. Após a aquisição do novo servidor, a Semad fez a troca de toda a rede de internet da Prefeitura, a substituindo pela moderna rede de fibra óptica, em um investimento de R$ 50 mil. A nova conectividade aumenta a velocidade de conexão, antes limitada em até 100 megabytes por segundo, agora podendo ser feita em uma velocidade de até 1 gigabyte de dados por segundo.
PROCESSO ELETRÔNICO – Ativo desde o primeiro dia útil de 2022, a Semad encerrou uma longa era de documentos em papel que têm tramitação lenta e burocrática. Agora, todos os processos são feitos de forma digital, com segurança de dados, dando uma maior produtividade aos servidores e redução no consumo de papel. Os processos antigos estão sendo digitalizados em formato PDF e os novos já são criados dentro da plataforma digital.
ARQUIVO DE BENS E ALMOXARIFADO – Para liberar espaço dentro do Paço Municipal, construído em 1984, Daniel lembra que os processos antigos serão realocados em um novo prédio. “Já temos a autorização do prefeito Eduardo para a construção de um novo espaço para arquivamento de bens e de itens inservíveis, que armazenará estes processos físicos que estão espalhados por toda a Prefeitura. O novo prédio será construído na quadra 17, setor 34, no terreno ao lado da faculdade Avec. O projeto está em sua reta final de elaboração com os engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento e prevemos iniciar as obras ainda neste ano. Neste mesmo terreno também será construído o novo almoxarifado municipal”, finaliza o secretário.
Mais informações da Semad podem ser conseguidas pelo telefone 3322-4068 ou presencialmente na secretaria, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Prefeitura de Vilhena, no endereço avenida Rony de Castro Pereira, nº 4177, no bairro Jardim América.
O SECRETÁRIO – Estudante do 7º período de direito, Daniel Horta atuou na área da publicidade nos municípios de Curitiba, no Paraná, e Vilhena. Trabalha no serviço público há cinco anos, com passagem na Câmara Municipal de Vereadores e, desde 2019, estava na Secretaria Municipal de Comunicação, atuando na comunicação institucional e ouvidoria do município, tendo realizado importantes projetos para aproximar a população do órgão público. Agora assume a Secretaria Municipal de Administração com a tarefa de dar continuidade aos importantes projetos e de agilizar novas ações, como o processos de terceirização, trabalho de reeducandos, modernização das secretarias e estágio remunerado.
Semcom