- - Telefone: WhatsApp: (69) 9 8160-2636











Deflagrada operação contra organização criminosa em Colorado do Oeste/RO, MS e SP

Operação contou com um efetivo superior a 200 policiais. Porto Velho também foi alvo da operação
Nesta quinta-feira (26/12), o Ministério Público de Rondônia (MPRO) liderou a deflagração da Operação Audácia 5, uma ampla ação integrada com diversas forças de segurança pública. O objetivo da operação é intensificar o combate ao crime organizado no estado, contando com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) e de entidades como a Polícia Militar (PMRO), Polícia Civil (PCRO), Polícia Técnico-Científica (POLITEC), Polícia Penal (PPRO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).

A ação contou também com o apoio do GAECO do Mato Grosso do Sul (MPMS), da Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Choque (BPCHOQUE), do Centro de Inteligência da PMRO (CI), da Coordenadoria de Recursos Especiais da PCRO (CORE), do Núcleo de Operações da PRF e de diversas outras unidades, totalizando mais de 200 agentes envolvidos.

Metas e objetivos da operação

A Operação Audácia 5 buscou executar 32 mandados de busca e apreensão em 16 residências e 16 celas prisionais distribuídas em quatro unidades, localizadas nas cidades de Porto Velho/RO, Colorado do Oeste/RO e Campo Grande/MS. Esses mandados foram autorizados pelo Poder Judiciário para subsidiar um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo MPRO. O foco da investigação é desarticular organizações criminosas com atuação em Rondônia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, enquadradas na Lei nº 12.850/2013.

Outras finalidades incluem a recaptura de fugitivos da justiça, o cumprimento de mandados de prisão em aberto e a realização de flagrantes durante a operação por crimes como porte ilegal de armas, tráfico de entorpecentes e receptação de bens roubados.

Justificativa do nome da operação

O nome “Audácia” reflete o comportamento dos alvos investigados, que frequentemente exibem armas de fogo, drogas e grandes quantias de dinheiro em redes sociais. Além disso, fazem referências claras às facções criminosas de que fazem parte, desafiando as autoridades e ignorando os riscos legais. Essas práticas indicam uma tentativa de intimidar as forças de segurança e ampliar sua influência nas áreas onde atuam.

Impacto esperado

A operação reforça o comprometimento das instituições envolvidas em combater o crime organizado e em proteger a sociedade. Os resultados das investigações e ações realizadas serão acompanhados de perto pelo MPRO e pelos demais órgãos participantes, consolidando os esforços para garantir a segurança no estado e região.

Por Rondônia em Pauta





Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas