Senador diz que não vai renunciar ao cargo para concorrer, apesar de ter seu nome cogitado nas pesquisas eleitorais
O senador Confúcio Moura (MDB) gravou um vídeo ao vivo em uma rede social, ao lado de sua esposa, na que ele anuncia a sua decisão definitiva de não concorrer ao cargo de governador de Rondônia nas eleições deste ano.
Apontado, de forma espontânea, em pesquisas eleitorais para governador, Confúcio tomou uma decisão familiar e seguirá sendo senador, cargo que ocupa desde 2019.
Desta forma, Confúcio deixa espaço para que o presidente estadual do MDB, Lúcio Antonio Mosquini, possa articular alianças saudáveis.
Em outubro deste ano acontecem as eleições gerais para disputar os cargos a presidente da República, governadores, deputados estaduais e uma das três vagas no Senado de cada Estado e do Distrito Federal. Não haverão eleições a prefeito e vereadores.
O pleito eleitoral será disputado com o fim das coligações e a vigência das federações onde os partidos poderão se unir para apoiar qualquer cargo, desde que assim permaneçam durante todo o mandato a ser conquistado. A federação de partidos vale para eleições majoritárias, bem como para as proporcionais.
Assim, a principal diferença é o caráter permanente das federações, uma vez que as alianças firmadas nas coligações valem apenas até a eleição, podendo ser desfeitas logo em seguida.
As federações se equiparam aos partidos políticos em direitos e deveres e devem possuir um estatuto próprio, com regras sobre fidelidade partidária e sanções a parlamentares que não cumprirem orientação de votação, por exemplo.
Da redação do Rondônia em Pauta