Operação Golden Hair cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e investiga grupo acusado de garimpo ilegal, transporte clandestino de minério e lavagem de dinheiro em Rondônia.
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9) a Operação Golden Hair, com foco em desarticular uma organização criminosa especializada no transporte ilegal de ouro, garimpo clandestino e lavagem de capitais. A ofensiva ocorreu em Porto Velho, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia.
As investigações começaram após a Polícia Rodoviária Federal prender em flagrante um motorista que transportava cerca de 1 kg de ouro escondido em compartimentos internos de um veículo. A partir desse caso, a PF descobriu um esquema estruturado, liderado por um empresário legalmente constituído, que utilizava funcionários e familiares como transportadores do minério entre Porto Velho e Guajará-Mirim.
Durante as diligências, os agentes apreenderam veículos e armas de fogo que estariam sendo usados nas ações criminosas.
A análise de documentos revelou ainda a utilização recorrente de contratos de locação de veículos em nome do líder, mas com diferentes motoristas em cada viagem, o que indicaria uma estratégia para dificultar a responsabilização direta. Entre os condutores identificados, está um servidor público.
O material apreendido será analisado para aprofundar a investigação, que segue em andamento.
Da redação do Rondônia em Pauta


