Cedência do professor não foi renovada
O professor Willian Braga não é mais chefe de gabinete da vereadora Professora Vivian Repessold (PP), cargo que detinha a raiz da cedência concedida pela Prefeitura de Vilhena para a desempenhar a função na Câmara de Vereadores de Vilhena.
A exoneração de Willian foi publicada no Diário Eletrônico Oficial nº 3402 do dia 18 de janeiro de 2022 e vale desde o dia 1º de janeiro, considerando que a Portaria nº 106, de 14 de abril de 2021, perdeu a vigência, haja vista que o prazo de cedência expirou em 31 de dezembro de 2021, não sendo prorrogado pela Prefeitura.
Willian é professor concursado desde 2014 no cargo de Professor Nível III Séries Iniciais, de acordo com o Portal da Transparência, e hoje está lotado na escola E.M.E.F. Luiz Eduardo Silva Rover.
Polêmico
Após a renúncia da então secretária de Educação, Vivian Repessold, para concorrer ao cargo de vereadora nas eleições de 2020, ela intercedeu perante o prefeito Eduardo Japonês para nomear Willian como secretário de Educação, na época eram aliados políticos.
Como secretário de Educação, ele foi sabatinado pela Câmara de Vereadores e chorou na tribuna ao explicar supostos crimes administrativos na Semed referente a entrega de cestas básicas, feitas através de alimentos da merenda escolar e o uso indevido de carro oficial.
Em outra ocasião, Willian foi protagonista de outra polêmica, junto à vereadora que ele assessorava. Ambos foram até a sala da secretária de Educação Amanda Espíndula Areval requerendo a lotação definitiva, da vereadora, na sala atual, ou que a Semed crie uma turma exclusiva na escola Gorete Domingos na área urbana.
A reunião foi marcada por ameaças à secretária, caso ela não acatasse o pedido da vereadora. Willian teria ameaçado atacar a secretária com críticas à sua gestão fazendo uso da tribuna da Câmara de Vereadores.
No último episódio, Willian foi visto no tumulto entre servidores efetivos e professores que já receberam rateio do Fundeb na sessão da Câmara de Vilhena. Os professores foram organizados, arregimentados e comandados por Willian Braga. Do outro lado, estavam os servidores efetivos, esperançosos em serem retribuídos pelo difícil ano de 2021 que foi assolado pela pandemia, e no qual não pararam um dia sequer. Estes acusavam o professor Willian Braga de fazer política e não se importar com a bonificação deles.
Atualmente, Willian Braga milita politicamente de forma ativa no grupo de Facebook intitulado “Bastidores da politica de Vilhena”, do qual ele é administrador.
Da redação do Rondônia em Pauta