Motoristas relatam apreensão por ter que passar na principal via de acesso entre os municípios de Alto Paraíso e Ariquemes.
A ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, em Alto Paraíso (RO), foi inaugurada há cerca de dois meses, mas após fortes chuvas na região do Vale do Jamari, a ponte apresentou rachaduras no asfalto e na cabeceira.
Na manhã de segunda-feira (1º), vários motoristas que precisavam sair do município e chegar até Ariquemes, município localizado a cerca de 58km de distância, relataram apreensão com a situação da ponte.
Durante a tarde, o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO) informou que esteve no local com uma equipe de técnicos e informou que o aterro não havia cedido muito e que não havia riscos para a população.
Ponte arrastada
As fortes chuvas durante o fim de semana também atingiram os moradores de Campo Novo (RO). A ponte sobre o rio Mamoré, na BR-421, na divisa com o muncípio de Nova Mamoré (RO), foi levada pela enchente do rio.
A Rede Amazônica entrou em contato com a prefeitura do município, que informou que essa já é a terceira vez que o rio transborda e arrasta a ponte. A administração municipal informou que vai restaurar o acesso, mas que busca apoio com o município vizinho para o concerto.
O município vizinho, Nova Mamoré, informou que vai fornecer as madeiras para a recuperação da ponte e que a obra será de responsabilidade de ambas as prefeituras.
Por Ana Cláudia Ferreira, Rede Amazônica