Assembleia Legislativa informou que ainda não foi comunicada da decisão.
A Terceira Vara da Justiça Federal da 1ª Região expediu uma decisão para que a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) declare a perda do mandato de José Geraldo Santos Alves Pinheiro, conhecido como Geraldo da Rondônia, atual deputado estadual.
O motivo seria uma acusação de crime contra ordem tributária anterior ao mandato de Geraldo. Essa ação já transitou em julgado, ou seja, não há mais como recorrer. Porém para a perda de mandato ainda há trâmites na ALE-RO a serem seguidos até que de fato a decisão seja cumprida.
O deputado Geraldo da Rondônia, por meio da sua defesa, informou que ainda não vai se manifestar sobre o caso.
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) informou que foi comunicado, mas que cabe à Assembleia Legislativa uma decisão sobre o tema. Já a assembleia informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o caso.
Polêmicas
O deputado Geraldo da Rondônia já esteve envolvido em diversas polêmicas no estado. A mais recente foi após um discurso em que ele fala contra fiscalização ambiental.
Em dezembro de 2020 uma bailarina o denunciou por lesão corporal, constrangimento ilegal e abuso de autoridade. Na época ele negou as informações e disse que não compactua com violência.
Já durante a pandemia, Geraldo foi denunciado por desacato contra profissionais da saúde. Ele teria invadido o Hospital Municipal de Ariquemes e entrado sem autorização na ala onde estavam internados pacientes da Covid-19, usando a máscara incorretamente.
Por Jefferson Carvalho, Rede Amazônica