Força Nacional vai dar apoio à Funai na TI Kaxarari em ações contra o desmatamento, invasão e queimadas ilegais. Atuação deve acontecer até 6 de junho.
O Ministério da Justiça autorizou o envio de agentes da Força Nacional a Rondônia para auxiliar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no combate a invasão, desmatamento e queimadas ilegais na Terra Indígena (TI) Kaxarari.
Segundo o documento, a Força Nacional prestará apoio à Funai de 9 de março a 6 de junho. À Rede Amazônica, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) disse que essa é uma ação importante em uma área que registra constantes conflitos.
“Nosso entender sobre o conflito na Terra Indígena Kaxarari se enquadra dentro dos problemas provocados dentro do que pretendem fazer no norte de Rondônia e no sul do Amazonas, uma área de expansão do agronegócio, daí tem provocado conflitos entre madeireiros e grileiros”, disse Josep Iborra Plans, da CPT.
Além de Rondônia, a portaria também indica que outros três estados, sendo o Acre, Roraima e Rio Grande do Sul, também receberão agentes da Força Nacional.
Kaxarari
A área ocupada pelos Kaxarari é próxima aos municípios de Lábrea, Porto Velho e Extrema, e o acesso por terra se dá pela BR-364 entre Rio Branco e Porto Velho.
Força Nacional
A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004. A atuação do departamento é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Por Fábio Diniz, Rede Amazônica