sábado, 21 setembro, 2024
Sábado, 21 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





MP instaura inquérito para apurar possível regressão irregular da política de coleta seletiva pública em Vilhena

Medida tomada na gestão do prefeito Delegado Flori é investigada

O Ministério Público do Estado de Rondônia publicou a portaria de instauração nº 02/2023 no Diário Eletrônico do dia 30 de janeiro de 2023 (veja AQUI na página 6).

A portaria de instauração de inquérito civil vai apurar possível regressão irregular da política de coleta seletiva pública (CONTÊINERES) implantada pelo Poder Público municipal.

Os investigados são o Município de Vilhena, que está na gestão do Delegado Flori e o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Vilhena, atualmente chefiado pelo diretor Eraldo Dal Possolo.

“A coleta estava custando R$ 3 milhões ao erário. São 18 caminhões que fazem o transporte do lixo no município e percorrem cerca de 60km para finalmente fazer a destinação final no aterro, e isso, gera muito custo para a cidade. E apenas 2% desse material estava sendo reciclado, e o objetivo é ter uma capacidade de reciclar no mínimo 40%, o que diminuiria o valor que o município precisaria pagar em coleta seletiva. O Saae pretende readequar esse projeto visando fazer um centro de triagem para realizar a separação do lixo na cidade. Com isso, apenas os resíduos não aproveitados serão descartados no aterro, e duas empresas de catadores serão contratadas para fazer a separação do material na cidade”, apontou Marcelo Arteiro, secretário de Comunicação, em resposta ao Rondônia em Pauta.

“Até o momento, o caminhão de lixo misturava todos os contêineres e não aproveitava a separação feita.  Após a readequação, os mais de dois mil contêineres espalhados pela cidade retornarão às ruas, porém ainda não há previsão de quando isso poderá acontecer. Quem retirou sua lixeira, deverá recolocá-la”, explicou Eraldo.

Eraldo Dal Possolo também informou que não há previsão para o retorno da coleta seletiva e que o SAAE não vai fornecer lixeiras individuais. “Infelizmente as pessoas que tiraram e jogaram fora vão ter que repor, ou pegar o dia certinho que o caminhão passa e deixar de uma forma que o caminhão pegue e recolha. É só ligar no SAAE para saber a rota e o horário”, finalizou Eraldo.

Confira a portaria:

6ª Promotoria de Justiça de Vilhena
Extrato de Portaria
EXTRATO DE PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL
Portaria de Instauração nº 02/2023
Autos n° 2022001010006693
Promotoria: 6ª Promotoria de Justiça de Vilhena
Promotor de Justiça responsável: Dr. Welson da Costa Rodrigues
FATO/OBJETO: apurar possível regressão irregular da política de coleta seletiva pública (CONTÊINERES) implantada pelo Poder Público municipal.
INVESTIGADO: Município de Vilhena e Serviço Autônomo de Águas e  Esgotos de Vilhena

Da redação do Rondônia em Pauta




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas