Ação conjunta da Polícia Federal e Ibama desmantelou ponto de extração clandestina em área de acesso restrito em Rondônia.
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou, nesta quinta-feira (6/11), uma operação de desintrusão na Terra Indígena Tubarão Latundê, localizada no Estado de Rondônia, que resultou em cinco prisões em flagrante, apreensão de armas e destruição de maquinário utilizado no garimpo ilegal.
A operação foi desencadeada a partir de denúncias anônimas que indicavam a existência de garimpo clandestino em área indígena de acesso restrito. Após diligências preliminares, as equipes identificaram o ponto de exploração e se deslocaram imediatamente ao local.
Durante a ação, os agentes apreenderam duas armas de fogo, diversas munições e inutilizaram um acampamento e equipamentos usados na extração mineral irregular, entre eles uma retroescavadeira.
Os cinco envolvidos foram detidos e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Os investigados poderão responder pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais, usurpação de bens da União e porte ilegal de arma de fogo.
A Polícia Federal reforçou que continuará atuando de forma integrada com órgãos ambientais para proteger terras indígenas e combater atividades ilegais que ameaçam o meio ambiente e os povos originários.
Da redação do Rondônia em Pauta


