Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO 2), em parceria com o Ministério Público, por meio do GAECO, com apoio do Departamento de Estratégia e Inteligência – DEI, e Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos – DERF, deflagrou a operação denominada “SUSERANOS” com o objetivo de desarticular Organização Criminosa envolvida na prática dos crimes de usurpação da função pública, fraudes à licitações e contratos, corrupção, violação do sigilo funcional, dentre outros crimes.
A operação resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e 3 afastamentos do cargo público em Guajará-Mirim e Porto Velho/RO. A investigação apura fraudes à licitação de combustíveis e da reforma do mercado municipal, valores em contratos que superam 5 milhões de reais.
O nome “SUSERANOS” evoca o sistema socioeconômico ocorrido na Idade Média, o qual o suserano tinha domínio sobre um feudo, e por esse motivo, cobrava de vassalos grande parte daquilo que produziam na propriedade que a suserania cedia.
A operação, representa um marco significativo na luta contra a corrupção e o crime organizado no estado. O afastamento da prefeita de Guajará-Mirim e a execução de mandados de busca e apreensão evidenciam o compromisso das autoridades em garantir a integridade das instituições públicas.
A Polícia Civil reforça que o esforço conjunto não apenas desarticula a organização criminosa, mas também restabelece a confiança da população nas organizações responsáveis pela administração pública.
Fonte: Polícia Civil