Operação Codinome resulta em prisões, apreensões e desmantelamento de rede de tráfico
Na tarde desta quarta-feira, 18/10, a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Rondônia, deflagrou a operação Codinome, visando desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas no estado. As ações ocorreram simultaneamente em Vilhena/RO e Rolim de Moura/RO.
A operação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Vilhena/RO. Além disso, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito em Rolim de Moura. Durante as ações, foram apreendidas uma arma de fogo com numeração suprimida, munições e celulares.
O trabalho de investigação teve início em 2022, após a prisão em flagrante de um indivíduo transportando 40kg de cocaína. As investigações realizadas pela Polícia Federal revelaram a existência de outros envolvidos responsáveis pelo fornecimento e distribuição da droga em vários estados do país. Durante a operação, uma segunda remessa de droga com aproximadamente 150kg de cocaína foi apreendida, ligada ao mesmo grupo criminoso.
A ação contou com a participação de 10 policiais federais, além de equipes da PM/RO. Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas somadas podem ultrapassar 35 anos de prisão.
A operação recebeu o nome “CODINOME” em referência ao uso de vários nomes e apelidos utilizados por um dos investigados. Este desdobramento reforça o compromisso das forças de segurança em combater o tráfico de drogas e garantir a segurança da população, desmantelando redes criminosas que atuam na região sul do estado.
Por RO em Pauta