Durante os dias 25 e 26 de junho, cerca de 150 profissionais da área da Educação, participaram de Formação em Práticas Inclusivas para Estudantes Autistas, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena – Amavi. O curso foi ministrado por Franciane Rios, mestra em Educação pela UFPR, pedagoga, especialista em Educação Especial Inclusiva e Análise do Comportamento Aplicada-ABA.
Para a presidente da Amavi, Karina Andrade, o curso alcançou todas as expectativas da organização do evento. “Nosso objetivo é oportunizar a instrumentalização dos profissionais da Educação a partir de práticas específicas e com evidência de eficácia, uma vez que a inclusão exige essa conduta para se tornar eficaz.”
Marivane Guerini, pedagoga especialista em Alfabetização e Metodologia e Didática do Ensino Superior, ressalta que o ambiente escolar é neurodiverso e por essa razão os professores precisam estar preparados.
Já a pedagoga Erenilda Santos de Souza, da escola municipal Felipe Rocha de Lima, destacou o nível de excelência dos cursos promovidos pela Amavi. “Participar destes cursos é sempre um privilégio, com certeza esse mais específico para nossa área, trouxe muita informação que em nossa prática diária contribuirá para um trabalho de mais qualidade no atendimento aos nossos alunos autistas”.
A psicóloga Bárbara Dalinze, que atua com autismo, também prestigiou o evento e ressaltou que a formação a ajudou compreender que a inclusão é uma realidade construída pela coletividade, “somos todos educadores, pais, terapeutas, professores e equipe pedagógica em busca de proporcional participação efetiva dos estudantes autistas na escola e sociedade”.
A formação foi possível graças ao apoio dos vereadores Samir Ali, Zeca da Discolândia, Zezinho da Diságua, Pedrinho Sanches , Zé Duda e Wilson Tabalipa.
Por Assessoria