Há 100 anos nascia Jorge Teixeira de Oliveira, último governador do Território Federal de Rondônia e o primeiro do novo Estado. Teixeirão como era conhecido, foi indicado pelo general João Figueiredo, assumindo em 10 de abril de 1979, com a principal tarefa de transformar o território federal de Rondônia em Estado, um importante personagem para Rondônia e para a Amazônia.
“Assim como na prefeitura de Manaus, em Rondônia a atividade era diferenciada das outras “missões” dadas ao coronel, era uma atividade civil e política, porém com âmbito bem maior que Manaus”. O trecho faz parte da Revista de autoria do professor e historiador Célio Leandro da Silva, contando a história do ex-governador, por meio de relatos de pessoas que conviveram com Teixeirão.
Em comemoração ao Centenário de nascimento deste grande nome do Estado, Célio Leandro, que também é gestor da Escola Estadual Major Guapindaia e membro da Academia Rondoniense de Letras, lança nesta terça-feira (01) a revista “Jorge Teixeira: 100 anos de história”, de forma on-line.
Há cinco anos, Célio Leandro, dedica-se a pesquisar sobre a vida e carreira de Jorge Teixeira, inspirado pela sua história. Durante uma roda de conversa com amigos, o historiador decidiu iniciar a obra em 2021, visando transmitir à história que marca as origens sociais, políticas e econômicas ligadas ao primeiro governador de Rondônia, com o intuito de despertar o sentimento de pertencimento à nova geração quanto ao passado e a influência no presente.
“Coronel Jorge Teixeira é um nome que instiga historiadores. Não sou diferente, sempre tive interesse e curiosidade sobre esse nome e pela importância referente às transformações que foram causadas por ele em nosso Estado e sociedade. Seu patriotismo sempre me surpreendeu, Jorge Teixeira cima de tudo foi um patriota que levava as cores do Brasil para onde ia, um homem que engrandeceu nosso Estado e nosso país”.
O professor observou a relevância de levar a história de grandes nomes para a sociedade e a influência da história para a Educação. Rondônia é este Estado em intenso desenvolvimento, graças ao impulso dado por Jorge Teixeira, criando as bases para o desenvolvimento da Agricultura e de inúmeras vertentes que contribuíram para o progresso do Estado, tendo sua administração considerada até hoje exemplar. “É crucial conhecermos nosso passado, os personagens, lutas, assim podemos defender o que nós somos hoje”.
A obra é composta de 64 páginas e as revistas serão distribuídas, gratuitamente, em instituições, escolas e bibliotecas. “Tenho muita satisfação por estar lançando um material que agrega na educação e no desenvolvimento da nossa sociedade. Reafirmo a importância de conhecermos nossa história, e assim como Jorge Teixeira, espero trazer a diferença”.
Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Arquivo
Secom – Governo de Rondônia