quinta-feira, 25 julho, 2024
Quinta-feira, 25 de julho de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909




Representante do Pontão de Cultura Raízes Amazônicas de RO participa de encontro que celebra 20 anos da Cultura Viva

Andréia Machado participou do Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos em Salvador (BA) representando o pontão de cultura de Rondônia.

A representante do Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, Andréia Machado, participou do Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos, realizado na semana passada em Salvador (BA). O evento contou com uma programação diversificada, incluindo atividades culturais, formações e rodas de conversa sobre a política cultural de base comunitária do país, que completa 20 anos neste mês.

O encontro contou com músicas, expressões e saberes ancestrais, reunindo mestres e mestras das culturas populares e tradicionais. Representantes de pontos e pontões de cultura de todo o Brasil estiveram presentes, compartilhando experiências e fortalecendo a rede de cultura viva do país.

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), com sede no município de Vilhena (RO), foi um dos selecionados no Edital de Seleção Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).


Andréia Machado destacou a importância e a produtividade da participação no encontro, ressaltando a troca de conhecimentos e o fortalecimento das práticas culturais comunitárias.

“Participar do Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora. A felicidade de estar presente nesse evento histórico e de receber essa formação é imensurável. Ela traz uma enorme contribuição para o fortalecimento do Pontão de Cultura Raízes Amazônicas e para a continuidade do nosso trabalho em promover e valorizar a diversidade cultural na Amazônia”, falou Andréia Machado.

Sobre o encontro

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), o Consórcio Universitário Cultura Viva e a Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC), o Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos também contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Federal da Bahia (PROEXT) e da Casa Rosa.

O evento foi um marco na celebração das duas décadas do Programa Cultura Viva, refletindo sobre o impacto e as conquistas da política cultural de base comunitária no Brasil, além de apontar caminhos para o futuro.

Por Assessoria




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas