Macedo deixa a Prefeitura e a presidência da Câmara de Vilhena neste domingo, 1º
A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Vilhena toma posse neste domingo 1º de janeiro de 2023, em cerimônia que antecede a posse do prefeito eleito Delegado Flori (Podemos)i e seu vice Aparecido Donadoni (PP). A solenidade acontece às 16h no auditório da Casa de Leis.
Desde que assumiu como vereador em 2017, esta será a primeira vez em que Ronildo Macedo (Podemos) fica fora do comando.
Em 2017 quem assumiu a presidência da Câmara foi Adilson de Oliveira (PSD), mas nesse mesmo ano, Ronildo foi eleito para ser presidente no biênio (2019-2020). O fato de ser o próximo presidente o deixou numa situação de comando, pois politicamente ninguém queria desagradar o futuro chefe da Casa Legislativa.
Em 2021 foi reeleito e, novamente conseguiu se eleger presidente da Câmara para o primeiro biênio (2021-2022). Neste período foi alçado a prefeito interino após a cassação de Eduardo Japonês (PSC).
A partir do 1º de janeiro, Macedo volta à Câmara sem fazer parte da Mesa Diretora, sem comando e com uma série de desentendimentos coletados com alguns vereadores durante sua curta estadia no Poder Executivo.
A nova Mesa Diretora será composta pelo presidente Samir Ali (Podemos), o primeiro-vice-presidente Dhonatan Pagani (Podemos), o segundo-vice-presidente Sargento Damasceno (PROS), a primeira-secretária Professora Vivian Repessold (PP) e o segundo-secretário Ademir Alves (União Brasil).
Na eleição Mesa Diretora, para o segundo biênio (2023-2024), era para Macedo ter elegido o seu sucessor para a presidência, que era Wilson Tabalpa (PV), mas uma articulação política comandada por Samir Ali, o deixou fora do comando e do poder.
Da redação do Rondônia em Pauta