Deputada se solidariza com vereadores e trabalhadores da educação diante de ataques do prefeito Eduardo Japonês
“Ninguém vai ficar rico com uma ínfima participação no rateio do Fundeb, a questão não é econômica, mas de dignidade: os profissionais da educação foram seguidamente espoliados com o home office, tiveram seus lares de uma hora para outra transformados em oficinas de trabalho, portanto merecem ser compensados e indenizados por isso”. Com essa declaração em vídeo postado nas redes sociais nesse domingo, 12 de dezembro, a deputada Rosangela Donadon manifestou seu apoio à luta dos professores vilhenenses pelo rateio além do mínimo de 70% do Fundeb, bem como sua solidariedade aos vereadores que vêm sendo atacados pelo prefeito Eduardo Japonês após terem votado de maneira independente na apreciação da matéria na Câmara Municipal.
Segundo a parlamentar, o rateio além do mínimo obrigatório de 70%, dinheiro público que o prefeito queria gastar com edificações e outros bens, teria na verdade natureza indenizatória e não remuneratória, sendo um direito inquestionável dos professores municipais. Rosangela também manifestou seu repúdio à perseguição feita pelo prefeito aos profissionais da educação, com ataques à pessoa da vereadora Vívian Repessold: “Ele faz questão de atacá-la nominalmente porque ela é professora, mas a decisão foi de todos os vereadores que não concordaram em fazer do Poder Legislativo um puxadinho da Prefeitura; eu me solidarizo com os vereadores de Vilhena que votaram de forma independente, são nossos colegas, são parlamentares como eu, e é inadmissível que tenham sua honra atacada em razão de sua sensibilidade para com o momento que os professores de todo o país atravessam.”
Confirmando seu compromisso com a qualidade da educação e melhoria das condições das escolas, Rosangela Donadon destinou recursos da ordem de R$ 1 milhão, para serem aplicados nos estabelecimentos de ensino de Vilhena, por meio dos conselhos escolares. “Quem sabe as reais necessidades das escolas é quem trabalha na ponta e vive o dia a dia escolar”, afirmou a deputada.
A parlamentar acatou o pedido feito nesse sentido pela vereadora Vívian Repessold. “Sempre me dispus a ouvir as pessoas que têm conhecimento de causa e traçam sua trajetória com compromisso social; e essas são características que reconheço na pessoa da vereadora Vívian”, afirmou Rosangela.
Segundo ela, não é concebível, no atual momento de recuperação social e econômica, querer dar prioridade a investimentos imobiliários milionários no uso do dinheiro do Fundeb, como pretendia o prefeito Eduardo Japonês. “Obras se fazem com previsão orçamentária própria, até porque normalmente implicam mais de um exercício. Os vereadores de Vilhena decidiram com civismo, posicionando-se em defesa da Educação, portanto pensando nas gerações futuras, por isso têm o meu inteiro apoio neste momento”, afirmou Rosangela.
Assessoria Parlamentar