O investimento previsto é de R$ 10,226 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.
A concessão de um trecho da BR-364/RO para a iniciativa privada, primeira do gênero no estado de Rondônia, deu um passo importante nesta quinta-feira (31/10) com a aprovação da proposta pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O edital do leilão estará disponível a partir de sexta-feira (1º/11) no site da ANTT, enquanto a disputa ocorrerá na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no dia 27 de fevereiro de 2025, às 14h. A empresa vencedora será aquela que oferecer o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
A concessão, coordenada pelo Ministério dos Transportes, abrange 721,07 quilômetros entre Porto Velho e Vilhena, na divisa com o Mato Grosso. Esse trajeto é um corredor estratégico para o agronegócio, conectando o oeste do Mato Grosso aos estados de Rondônia e Acre, e facilita o escoamento de produtos para os portos da região Norte. “Hoje aprovamos mais um edital de licitação, da BR-364/RO, a Rota Agro Norte. É a primeira concessão no estado de Rondônia, uma rota muito importante para o agronegócio. Esse projeto será o nosso décimo segundo leilão, que ocorrerá em fevereiro de 2025”, declarou Viviane Esse, secretária nacional de Transporte Rodoviário. O investimento previsto para o contrato de 30 anos é de R$ 10,226 bilhões.
Estrutura e melhorias previstas
A empresa vencedora terá a responsabilidade de gerenciar a infraestrutura e oferecer serviços de recuperação, manutenção, operação, ampliação de capacidade e melhorias ao longo da BR-364/RO. Além da duplicação de 107,57 quilômetros de vias, o projeto inclui a construção de 190,59 quilômetros de faixas adicionais, 34,45 quilômetros de novos acessos e 17,79 quilômetros de vias marginais, conforme o cronograma do Ministério dos Transportes.
A concessão da BR-364/RO promete gerar impacto direto na economia local, com uma estimativa de criação de 94,9 mil postos de trabalho ao longo dos 30 anos de contrato, distribuídos entre empregos diretos, indiretos e efeito-renda. Os investimentos visam garantir segurança e fluidez ao tráfego e impulsionar o desenvolvimento regional ao facilitar o escoamento da produção agrícola para os principais portos e centros de exportação do país.
Por Rondônia em Pauta