Confira algumas dicas simples para vender uma propriedade rural de forma bem-sucedida
Sem dúvidas, tanto corretores profissionais, quanto vendedores particulares enfrentam alguns desafios na hora de vender um imóvel rural, principalmente se essas pessoas estiverem mais acostumadas com as técnicas de vendas de propriedades urbanas. Entretanto, seja para ampliar as suas habilidades corporativas, ou conseguir um bom dinheiro com a venda de uma chácara ou fazenda, a verdade é que, se adaptar ao cenário imobiliário rural é fundamental.
Para isso, separamos algumas dicas valiosas. Siga com a gente e confira a seguir:
1. Compreenda a trajetória de busca do interessado
De fato, muitas pessoas desejam ter uma casa no campo, afinal, esse tipo de moradia é sinônimo de tranquilidade, sossego e calmaria. Entretanto, a situação dos interessados vai muito além de um mero sonho de consumo. Por isso, é preciso entender os desejos, o comportamento, a faixa etária e os interesses dos potenciais clientes, justamente para compreender o que pode ser oferecido a eles, sempre de forma personalizada.
Por exemplo, se em um imóvel urbano a localização é um fator decisivo, em uma propriedade rural, existem outras questões cruciais como a área, a infraestrutura em geral, as opções de lazer como lagos e piscinas, a presença de plantações, árvores frutíferas, etc.
Ou seja, nesses casos é preciso direcionar a sua estratégia para atender à demanda do cliente.
2. Conheça a propriedade e a região
Com certeza, para vender qualquer tipo de imóvel, é preciso dominar a região para destacar os seus pontos fortes. Na zona rural, isso não é diferente. Por isso, é muito importante que você tenha conhecimento sobre a estrada de acesso, o tempo médio de distância do local até a cidade mais próxima e outras questões importantes. Assim, fica muito mais fácil levar o interessado até a propriedade para garantir um diálogo mais próximo e facilitar a negociação.
3. Aposte na divulgação em portais imobiliários
Sem dúvidas, vender um imóvel na zona rural é um pouco mais difícil do que trabalhar com propriedades urbanas. Por isso, é fundamental investir em estratégias de marketing e divulgação adequadas. Uma boa forma de adotar essas ações é apostar nos diversos portais imobiliários para divulgar a propriedade. Atualmente, existem inúmeras plataformas digitais que direcionam os anúncios de imóveis rurais para pessoas interessadas em comprar uma fazenda ou sítio, por exemplo.
4. Garanta toda a documentação necessária
Assim como os imóveis urbanos, as propriedades rurais também demandam uma série de documentações para que possam ser comercializadas e repassadas de maneira legal, como por exemplo o CCIR, ou, Cadastro de Imóvel Rural, que é expedido pelo Incra e comprova e regularidade cadastral do imóvel rural. Caso a propriedade não possua esse documento, é preciso realizar o cadastro do mesmo no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).
Além disso, outro documento indispensável é a Certidão de Regularidade Fiscal do Imóvel Rural, emitida pela Receita Federal.
5. Divulgue nas redes sociais
Por fim, é fundamental que os seus anúncios alcancem um grande número de pessoas e, atualmente, as melhores plataformas para garantir alcance de maneira relativamente rápida e barata são as redes sociais. Por isso, use e abuse das ferramentas mais utilizadas pelos usuários como Facebook, Instagram Twitter, Pinterest e WhatsApp e faça com que os seus seguidores e possíveis interessados saibam de todas as características e diferenciais do imóvel disponível. Para isso, capriche nas fotos, registre todos os ângulos e detalhes, elabore uma descrição completa e livre de erros gramaticais e, caso opte por inserir o valor dos anúncios, pesquise bastante e tenha certeza que a precificação definida é justa e está de acordo com as condições da propriedade e com o atual mercado imobiliário rural.
Enfim, gostou de descobrir algumas dicas valiosas para vender um imóvel na zona rural? Conte para nós nos comentários e continue de olho aqui no blog, em breve, teremos muitas novidades!
Por Pedro de Almeida