Secretaria Municipal de Obras já trabalha na contenção dos pontos críticos a fim de liberar transporte escolar
A Prefeitura de Vilhena acionou a Defesa Civil nesta manhã de segunda-feira, após levantamento de 11 locais onde as intensas chuvas do fim de semana produziram crateras nas estradas rurais do município, interditando a passagem de veículos e do transporte escolar em pelo menos oito estradas. A Secretaria Municipal de Obras (Semosp) já organiza força-tarefa de reparos para atender a todos os espaços, tendo uma das pontes danificadas já consertada neste fim de semana.
Erosões e valetas dificultam o trânsito de veículos na rua Jandaia, próximo ao Parque Cidade Jardim 2, onde a Semosp trabalha no início desta manhã de segunda-feira, e também na Linha 145 (a cerca de 16 km de Vilhena). No fim de semana uma ponte na Linha 01, a 55 km da cidade, foi danificada, impedindo a passagem de veículos. A Semosp já atuou no local e recuperou a ponte, liberando o tráfego.
Pelo menos outros oito pontos estão atualmente interditados e receberão visita da Defesa Civil após acionamento da entidade pela Prefeitura, para verificação de possível decretação de estado de calamidade, com o objetivo de buscar soluções emergenciais que amenizem o prejuízo ao transporte escolar, moradores e produtores rurais. Os locais interditados e as distâncias do Centro de cada um são: Linha 60 (a 50 km da cidade), Linha 3, na continuação da rua Jamari, no Setor Vilhena, (9 km), Linha 146 (20 km), Linha 125 (25 km), Linha 165, com ponte avariada (50 km), Linha 70 em São Lourenço (60 km) e Linha 70 de Nova Conquista (55 km), bem como a ponte próximo ao auto posto Gaúcho (90 km).
“Deslocamos diversas equipes para sanar os problemas das intensas chuvas deste fim de semana, mas, mesmo assim, caso o estado de calamidade seja averiguado como necessário pela Defesa Civil, procuraremos contratações emergenciais para resolver tudo em poucos dias, visto que ônibus escolares estão impedidos de circular, além de moradores e produtores rurais com dificuldade de transitar. Quanto antes conseguirmos resolver isso, melhor para todos”, explica o secretário municipal de Obras, Marcelo “Boca”.
O responsável pelo Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Edson Gonçalves, trabalha em conjunto com as equipes monitorando os locais mais críticos. A Defesa Civil vistoria os locais junto também do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento).
Semcom