- - Telefone: WhatsApp: (69) 9 8160-2636













Transporte escolar em Vilhena recebe mais ônibus: aditivação de contrato começou em fevereiro

Com 1 mil alunos a mais dependendo do transporte escolar em 2022, Semed aumenta em mais de 30 veículos serviço de transporte

 Após aumento de quase 40% no número de alunos dependentes do transporte escolar em 2022, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) colocou em funcionamento a partir desta sexta-feira quatro ônibus adicionais, de um total de 11 previstos para serem adicionados na frota até segunda-feira. O aumento, possível graças a processo de aditivo iniciado em fevereiro, foi finalizado nesta semana com o término da vistoria dos veículos no Detran e na comissão de revisão mecânica da Semed. A ação visa atender a demanda elevada neste ano pelo acréscimo de vários bairros urbanos no itinerário obrigatório da Prefeitura, que até então era responsável apenas pelo transporte escolar na zona rural.

“Para atender solicitação feita pelo Ministério Público e por moradores, que incluiu os bairros Cidade Verde 2, Barão do Melgaço 1, 2 e 3, Alto dos Parecis, Residenciais Maria Moura e União nas rotas de transporte escolar, a Secretaria Municipal de Educação assumiu essa responsabilidade. Em 2020 e 2021 não houve aulas presenciais com transporte escolar e, no início de fevereiro de 2022, essa demanda se somou às duas escolas que estão em reforma, Mário Grasso e Castelo Branco, com cerca de 500 alunos somadas, sobrecarregando o sistema de transporte”, conta a secretária adjunta de Educação, Margarete Arruda.

Nesta sexta-feira foram implantadas rotas com quatro ônibus novos nos Setores 12 e 13, bem como no Assosete. Na segunda-feira devem ser iniciadas as operações de mais sete ônibus que ainda passam por vistoria no Detran e na Comissão do Transporte Escolar da Semed.

“O processo de aditivo de transporte escolar está em trâmite desde o início de fevereiro, quando começamos a receber esta demanda adicional de alunos. Agimos na maior velocidade que os trâmites do poder público permitem. Nesta semana começamos a colocar os ônibus deste aditivo para rodar. Em 2018 eram 63 ônibus, em 2020 seriam 68 e em 2022, prevendo o aumento, de alunos contratamos 81 veículos. Mesmo com uma frota 30% maior, a quantidade de alunos que precisam do transporte escolar cresceu mais, subindo cerca de 40%, saindo de 2.580 em 2018 para mais de 3.500 neste ano. As rotas aumentaram também, de 5 mil km por dia para 6,5 mil km diários. Agora com o aditivo de 11 ônibus chegaremos a quase 100 veículos nas linhas e poderemos suprir a demanda que cresceu muito”, explica o responsável pelo setor de transporte da Educação municipal, Edson Ramos.

Amanda Areval, secretária municipal de Educação, ressalta que este aumento de cerca de 30 veículos a mais no transporte escolar de 2018 para 2022, saindo de 63 para 92 veículos, incluindo uma frota própria que era de 3 e agora é de 6 ônibus, evidencia a disposição da Prefeitura em atender da melhor maneira os alunos, resolvendo sempre com rapidez as necessidades que surgem.

“Queremos o melhor para os alunos. Muitos servidores da Educação também são pais e sabem a importância do transporte escolar de qualidade. Avançamos muito nesta gestão, reduzindo a idade máxima dos ônibus, aumentando a rigorosidade nas vistorias mecânicas, ampliando a quantidade de ônibus e acompanhando de perto todas as situações envolvendo as empresas que são responsáveis por levar e buscar os estudantes”, completa a secretária.

 Semcom





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas