Trio recebeu penas que somam mais de 90 anos de prisão; crime foi cometido com extrema crueldade em agosto de 2022
O Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ) do Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, após dois dias de julgamento — realizados nos dias 6 e 7 de novembro —, a condenação de três réus pelo homicídio qualificado de Juscelino da Silva Jacques, ocorrido no Garimpo Bom Futuro, em Rondônia. As penas aplicadas foram de 33, 31 e 29 anos de reclusão, em regime fechado.
De acordo com o processo, o crime ocorreu no dia 13 de agosto de 2022 e foi motivado por uma rivalidade entre vigilantes e garimpeiros conhecidos como “requeiros”. Juscelino, que havia recentemente chegado à região para trabalhar como vigilante em uma mineradora, foi atacado por garimpeiros em um bar local, na véspera do Dia dos Pais.
Os agressores o colocaram à força em uma caminhonete e o levaram até a margem do Rio Candeias, onde o submeteram a tortura extrema — a vítima quase teve a orelha decepada, foi esgorjada e teve o abdômen aberto por um golpe de faca, com exposição das vísceras. Em seguida, o corpo foi arrastado e lançado no rio, sendo encontrado no dia seguinte por um pescador.
As investigações confirmaram que o homicídio foi praticado com motivo torpe, meio cruel e sem possibilidade de defesa da vítima, circunstâncias que qualificaram o crime. A sentença reconheceu a gravidade dos fatos e fixou penas severas aos três condenados.
A atuação no plenário do Júri foi conduzida pelos promotores de Justiça Tereza de Freitas Maia Cotta e Marcus Alexandre de Oliveira Rodrigues, que sustentaram a acusação e obtiveram a condenação do trio.
Segundo o MPRO, a decisão reafirma o compromisso institucional com a defesa do direito à vida e o enfrentamento da violência, especialmente em áreas de garimpo onde são frequentes os conflitos e homicídios. O órgão destacou que, em casos como este, busca-se não apenas responsabilizar os autores, mas também garantir justiça às vítimas, às famílias e à sociedade.
Além desse homicídio, a promotoria também apurou outros crimes violentos registrados na região ao longo de 2022. No dia 30 de setembro daquele ano, o suspeito F. T. da S. efetuou um disparo de espingarda contra José Valter Moroni, atingindo-o no tórax — a vítima sobreviveu após receber socorro imediato da Polícia Militar. Já em 29 de novembro de 2022, Osmar Tristão foi morto com 15 golpes de arma branca, em um crime motivado por rixa entre vizinhos.
Da redação do Rondônia em Pauta


