Moradores das cidades de Buritis, Campo Novo e Monte Negro, localizadas no Vale do Jamari, Rondônia, enfrentaram uma noite de transtornos devido a fortes ventos e tempestades que atingiram a região na noite de segunda-feira (11) e madrugada de terça-feira (12). Além de danos à rede de distribuição de energia, a tempestade causou interrupções na rede de telefonia, deixando os moradores praticamente isolados durante quase 12 horas.
A queda de energia afetou significativamente os moradores dessas localidades. Os ventos, com rajadas de quase 100 km/h, resultaram em danos severos a uma linha de distribuição de energia que foi atingida por uma árvore, segundo informações da empresa responsável pela distribuição de energia no estado.
Para restaurar o serviço de energia elétrica, a empresa acionou um plano de contingência, mobilizando mais de 50 trabalhadores de quase 10 municípios. Essas equipes enfrentaram desafios em uma região de mata fechada e de difícil acesso, utilizando tratores e caminhões. O fornecimento de energia foi finalmente restabelecido por volta das 7h da manhã da terça-feira.
Além dos problemas com energia, os moradores também enfrentaram a interrupção na rede de telefonia, o que causou ainda mais dificuldades de comunicação e conectividade. Muitos relataram a falta de internet, tornando a situação ainda mais desafiadora.
Por Rondônia em Pauta