Frequentadores que realizam festas e reuniões correm perigo
Por volta das 18h30 desta quinta-feira (10), o biólogo Rafael Fonseca, que trabalha como assessor executivo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), andava de bicicleta pela pista que dá acesso ao aeroporto Brigadeiro Camarão do município de Vilhena.
Durante o trajeto, se deparou com uma cobra cascavel de aproximadamente 1,5 metro na pista. O veneno da cobra é muito potente podendo levar à morte, caso não sejam tomadas providências imediatas. A reação no local da picada é em geral ausente e, quando aparece, limita-se a discreto inchaço ao redor do ferimento. A ação do veneno da cascavel no organismo apresenta as seguintes manifestações até seis horas após a picada: dificuldade de abrir os olhos (pálpebras caídas), visão dupla ou borrada, “cara de bêbado”, dor muscular, insuficiência renal aguda e insuficiência respiratória aguda.
Ao perceber a presença cascavel, o biólogo filmou e tirou fotos no intuito de alertar sobre o perigo que correm as pessoas que frequentam o aeroporto fazendo festas e reuniões. “Por sorte não tinha ninguém no aeroporto na hora em que encontrei a cobra. Seguidamente fiz um manejo para devolvê-la ao seu hábitat”, afirma.
Da redação do Rondônia em Pauta