Na ação foram inutilizados diversos itens utilizados pelos garimpeiros
A Polícia Federal deflagrou, entre os dias 09 e 10 de novembro de 2022, a Operação CICATRIZ, consistente em ações repressivas contra extração ilegal de minérios na Terra Indígena Sete de Setembro.
A atuação policial teve como principal objetivo a desativação de garimpos ilegais, por meio da apreensão de materiais e destruição de acampamentos e maquinários utilizados na prática ilegal de crimes ambientais.
A operação contou com a participação de 10 Policiais Federais e dois Agentes de Fiscalização do IBAMA.
Ao final da ação foram inutilizados 03 acampamentos, 02 motores grandes usados para limpeza do material bruto extraído da terra, a fim de localizar pedras preciosas, e uma motocicleta utilizada pelos garimpeiros. Após a constatação dos crimes no local, será instaurado Inquérito Policial Federal para o aprofundamento das investigações e identificação dos responsáveis.
Os autores dos delitos poderão responder pelos crimes ambientais de usurpação de bens da União e garimpo ilegal cujas penas somadas atingem um total de dez anos de reclusão.
O nome da operação remete ao formato da área degradada, em meio ao destaque desmatado na reserva indígena para extração.
Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal