Evento conta com debates e palestras sobre políticas públicas de saúde
“Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, este é o tema da 10ª Conferência Municipal de Saúde, que começou nesta terça-feira, 14, e está sendo realizado no auditório da Faculdade Favoo. Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) com apoio da Prefeitura de Vilhena, esta edição busca discutir as políticas públicas de saúde no município com palestras, debates, mesas redondas, grupos de trabalho e votação de propostas. Evento seguiu nesta quarta-feira, 15, com programações até às 18h.
Como previsto pela Lei 8.142/1990, a cada quatro anos o processo da conferência deve ser realizado para identificar prioridades locais, estimulando a participação da comunidade na construção de politicas de saúde local, Estadual e Nacional. A etapa municipal da conferência é base para o planejamento ascendente do SUS, sendo responsável pela elaboração de propostas e revisão dos Planos de Saúde a nível Nacional para os próximos quatro anos.
Na etapa municipal são elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população e ainda serão eleito de forma paritária, delegados/delegadas que participarão da Conferência Estadual de Saúde.
Os eleitos devem ser pessoas que ainda não participaram de outras conferências e que tenham demonstrado compromisso com a defesa do SUS, com as deliberações da conferência, bem como com os debates em torno do tema central da 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Participaram da cerimônia de abertura, o secretário municipal de Saúde Richael Menezes, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Luiza, a representante do Conselho Estadual de Saúde Cleibson Nunes, a representante do Conselho Nacional de Saúde Edna dos Anjos, a representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Arlete Baldez, o presidente da OAB de Vilhena, Júlio Magnos, vereadores do município, autoridades locais, profissionais, acadêmicos e residentes da área da saúde.
Maria Luiza, presidente do CMS, ressalta que este é o momento em que os profissionais da saúde têm vez e voz. “Contamos com a presença de autoridades, profissionais e acadêmicos para discutirmos políticas que nos envolvem. Quero agradecer a participação de todos, e as empresas parceiras como a Unimed e Sicoob. Estamos em um só foco, colaborar para a melhoria da saúde de Vilhena”, aponta Maria.
No primeiro dia da conferência, foi realizada a apresentação cultural, palestras com Richael Menezes e Cleibson Nunes.
Conferência Nacional de Saúde
A 17ª CNS é organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), e será realizada entre os dias 3 e 5 de julho de 2023, em Brasília (DF). Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência vai discutir os eixos temáticos:
- O Brasil que temos;
- O Brasil que queremos;
- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
- Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A conferência dá continuidade aos debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do SUS que aconteceram na 16ª CNS (8ª+8), em 2019, quando foram delineadas proposições e reivindicações para o desenvolvimento nacional e qualidade de vida da população.
Da redação do Rondônia em Pauta, com informações e fotos da Semcom