Pela primeira vez, um brasileiro foi escolhido para receber esse reconhecimento.
Na quinta-feira, 27, o vilhenense Luiz Gustavo Z. Capra recebeu a notícia de que será premiado com o Award for Excellence in Graduate Study pela Boston University — a maior honraria concedida a um aluno de mestrado pela instituição, atribuída a apenas um estudante por programa acadêmico a cada ano. Pela primeira vez, um brasileiro foi escolhido para receber esse reconhecimento.
Capra foi selecionado como o estudante destaque do programa de Applied Business Analytics, após um ano de estudos intensos, projetos desafiadores e muito esforço. Nascido em Vilhena, no coração de Rondônia, ele deixou sua cidade natal com um sonho ambicioso e a consciência de que o caminho seria difícil. E foi.
“Foram meses longe da minha família, dos meus amigos, da minha cultura, dos sabores, do calor humano. Foram noites viradas, fins de semana estudando e trabalhando ao mesmo tempo, equilibrando aplicativos, algoritmos e saudades”, declarou Capra.
Apesar dos desafios, a determinação de representar a Amazônia e o Brasil sempre esteve presente em sua trajetória. “Esse prêmio é mais do que uma conquista pessoal — é um símbolo do quanto a dedicação, a resiliência e o amor pelo que se faz podem nos levar longe”, afirmou.
O reconhecimento reflete não apenas o desempenho acadêmico excepcional de Capra, mas também sua contribuição significativa para a comunidade acadêmica. Os candidatos ao Award for Excellence in Graduate Study são indicados pelos seus professores e selecionados com base em critérios como:
- Registros acadêmicos excepcionais;
- Contribuições notáveis para a vida do departamento e/ou faculdade;
- Expectativa de contribuições a longo prazo para seu campo de estudo;
- Conclusão do programa apesar de circunstâncias invulgares ou obstáculos consideráveis.
A Boston University concede o prêmio a estudantes de pós-graduação ao reconhecer alunos que se destacam em áreas como liderança, serviço à comunidade, envolvimento comunitário, crescimento profissional e contribuições acadêmicas.
Com o coração cheio de gratidão, Luiz G. Capra destaca o aprendizado que leva dessa jornada: “Não existem sonhos grandes demais — apenas o medo de sonhar pequeno demais.”
Por Rondônia em Pauta