quarta-feira, 22 maio, 2024
Quarta-feira, 22 de maio de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909




Azul anuncia nova rota entre Porto Velho e Rio Branco

Voos entre Porto Velho e Belo Horizonte também devem ser ampliados pela companhia aérea. Rota será operada com a aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 pessoas.

Avião da Azul — Foto: Divulgação

A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (10) que passará a operar uma nova rota de voos saindo de Porto Velho com destino a Rio Branco. Além disso, a companhia vai ampliar as decolagens para Belo Horizonte (MG): duas vezes por dia a partir de 4 de outubro.

De acordo com comunicado emitido pela Azul, as duas novas operações diárias, que ocorrerão em todos os dias da semana, vão conectar as três capitais. O itinerário dos voos será o seguinte:

  • Belo Horizonte → Porto Velho → Rio Branco → Belo Horizonte
  • Belo Horizonte → Rio Branco → Porto Velho → Belo Horizonte

Os passageiros que embarcarem em Porto Velho terão acesso direto à capital acreana e a cidade mineira, sem a necessidade de conexões. A rota entre Porto Velho, Rio Branco e Belo Horizonte será operada com a aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 pessoas.

A companhia aérea informou que as vendas de passagens para as novas frequências já estão disponíveis no site da Azul e em outros canais de venda. As novas operações acontecerão a partir do dia 4 de outubro de 2024.

Além disso, a capital rondoniense também passará a ter voos semanais saindo de Porto Velho para Guarulhos (SP), que devem começar a ser operados no dia 2 de agosto.

Desconto no ICMS

Segundo a Azul, as novas rotas e essa ampliação de voos faz parte de um esforço da companhia área juntamente com o Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, Governo de Rondônia e do Poder Judiciário local para reduzir a judicialização e aumentar a malha aérea no estado.

No final do mês de março, o governo de Rondônia assinou um decreto que estabelece uma redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação, contanto que as companhias aéreas oferecerem voos diretos e regulares saindo de Porto Velho.

A esperança do governo é que sejam oferecidos 14 voos semanais para no mínimo dois aeroportos do país. A Latam confirmou que a ampliação dos voos tem ligação direta com o decreto.

A Gol Linhas Aéreas informou que “está atenta às condições criadas para ampliação de oferta de voos em Porto Velho” e que qualquer novidade sobre ampliação de novos será repassada no momento oportuno.

Já a Azul Linhas Aéreas informou que “estuda o aumento de oferta para a região, ampliando o acesso de seus Clientes a outras localidades em todo o país”.

A polêmica dos voos em Rondônia

Em julho de 2023, a Gol anunciou corte na malha aérea em Rondônia e suspendeu seus voos diários entre Rondônia e a capital do Amazonas. A empresa justificou a medida alegando excesso de ações na Justiça rondoniense.

A Azul, sob mesma alegação de alta judicialização, retirou todos os voos de Porto Velho para Manaus e também a rota para Cuiabá. Em contrapartida, a empresa divulgou que vai passar a ligar Porto Velho a Belo Horizonte em um voo diário (e direto) a partir de novembro.

Após os anúncios das empresas áreas, a prefeitura da capital de Rondônia ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra as companhias aéreas Azul e Gol pedindo que as duas retomem as rotas comerciais.

Em setembro, Azul Gol participam de reunião com órgãos públicos para discutir medidas sobre retiradas de voos.

Por g1 RO




Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas